As famílias contempladas no loteamento do Residencial Rio de Janeiro devem procurar o Centro de Referência e Assistência Social – CRAS Vila Paulista no bairro Gameleira para atualizar o seu cadastro. Com a mudança de endereço, todas as famílias devem atualizar os dados ou correrão o risco de ter benefícios como o Bolsa Família bloqueados.
Com o recadastramento, o CRAS está verificando quais as famílias que têm direitos a outros benefícios, como por exemplo, o desconto na tarifa do CODAU, concedido a famílias de baixa renda que utilizam até 10 metros cúbicos de água na tarifa social, nesses casos a pessoa que tem renda per capita de até um salário mínimo e meio, paga o valor fixo de R$ 22,41.
A chefe do departamento de Proteção Social Básica – Gabrielle de Palvas Andrade, explica que uma família de baixa renda pode ainda dar entrada junto a Cemig para solicitar descontos na tarifa. Para saber se tem direito ao benefício basta procurar o CRAS que atende a região. Outro serviço oferecido pelo Centro de Referência são os grupos do Banco de Alimentos, em que a pessoa pode pegar uma cesta de verduras toda a semana.
O CRAS ainda oferece grupos de atividades para diversas faixas etárias, ofertando atendimento com psicólogos, serviços com idosos com o intuito de aumentar o vínculo familiar e grupos de jovens realizados no contra turno escolar, com a promoção de práticas esportivas e culturais, além da realização de atividades lúdicas, educativas e de conscientização.
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU