Foi apresentada esta semana pela Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) balanço sobre as ações realizadas pela equipe de trabalho durante o mês de abril, assim como divulgado o novo canal de comunicação para atender a população. O balanço foi divulgado por meio de vídeo publicado nas redes sociais da Cohagra.
Segundo o presidente da Companhia, Ernani Neri, foram levantados assuntos recorrentes como contratos e andamento de obras. Sobre a avenida de acesso ao Residencial Girassóis III, o presidente explicou que está com conclusão inserida na programação da Prefeitura para a próxima quinzena. "Esse acesso seria de responsabilidade da construtora, mas, diante dos vários problemas apresentados, a Prefeitura assumiu a sua conclusão a fim de beneficiar, especialmente, os mutuários", disse Neri.
Neri destacou o andamento das obras do bairro Alfredo Freire IV e questões pertinentes ao residencial Rio de Janeiro, apresentadas na última semana envolvendo registro de imóveis e pagamento de prestações via parceiros do Banco do Brasil, responsável pelo empreendimento.
O presidente da Cohagra falou também sobre os processos de retomada de imóveis em situação irregular e divulgou o novo canal de comunicação via e-mail – ouvidoria@cohagra.com.br destinado exclusivamente para que os mutuários possam registrar pedidos, queixas, reclamações, sugestões e “até elogios ao trabalho executado pela Cohagra”.
Respostas e pendências. Conforme Neri, no vídeo inserido na Internet, foram apresentados os questionamentos dos mutuários, como sobre os imóveis dos Girassóis IV ainda não entregues e tendo em vista distrato (rescisão do contrato) pela Caixa Econômica Federal (CEF) ante ao não cumprimento de obrigações por parte da construtora Procalco. “Juntamente com o prefeito Paulo Piau, participei de reunião no final de abril com representantes da Caixa e estamos aguardando definições quanto à troca de construtora para continuação das obras. Nova conversa está sendo agendada para tratarmos sobre o Alfredo Freire IV – que segue a passos lentos por parte da construtora Ressecom”, explicou.
Neri apontou outras ações que serão realizadas a partir deste mês, como o “Minuto Cohagra”, com a equipe técnica da Companhia esclarecendo dúvidas da população, bem apresentando serviços realizados. “Vamos manter o diálogo e a população informada. Esse caminho já era realizado pelo ex-presidente Marcos Jammal: a comunicação é o melhor caminho para mostrar a transparência e seriedade na as ações da Cohagra”, finaliza.
Jorn. Sabrina Alves
Caixa finaliza etapa para contratar nova construtora para conclusão da obra
A Caixa Econômica Federal finalizou o chamamento para a retomada das obras de conclusão de empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida que estavam paradas em todo Triângulo Mineiro, o que inclui o Residencial Parque dos Girassóis IV. O prazo para credenciamento terminou no último dia 13 conforme edital publicado no Diário Oficial da União de 29 de abril (http://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-de-convocacao-254467644). Nove empresas se credenciaram ao certame. De acordo com o edital, a empresa selecionada será a que apresentar o menor preço.
Segundo o presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Ernani Neri, o empreendimento teve as obras suspensas após o contrato com a construtora Procalco ter sido rescindido por motivos diversos, entre eles o atraso na entrega dos imóveis.
Ernani destaca que a Caixa vem cumprindo o cronograma de ações apresentadas ao prefeito Paulo Piau no final de abril, o que inclui a contratação de vigilância armada para garantir a segurança do local evitando atos de vandalismo contra o patrimônio. De acordo com o presidente da Cohagra, o coordenador da Superintendência Executiva de Habitação da Regional Triângulo Mineiro, Ângelo Ferreira Filho, esteve em Uberaba nesta sexta-feira (15) quando informou que contratação de empresa de segurança está em fase de homologação e anunciar a previsão de início da atividade para a próxima semana.
“É um grande avanço as notícias do chamamento público e da contratação da empresa de vigilância. O edital para as novas empresas e os envelopes de habilitação e apresentação de preços já foram entregues à Caixa, o que nos tranquiliza quanto ao avanço das tratativas. Esperamos que logo tudo seja resolvido”, diz o presidente.
Neri afirma que as informações serão amplamente divulgadas mantendo o compromisso de transparência. “Ainda não temos data para conclusão, mas estamos seguindo as determinações da Caixa. Vamos manter o diálogo e a população informada previamente sobre a retomada das obras e, consequentemente entrega dos imóveis”, finaliza o presidente.
Jorn. Sabrina Alves