A expectativa é do Ministrério do Desenvolvimento Regional após implantação do Casa Verde e Amarela
“As obras do Residencial Girassóis IV deverão ser retomadas ainda no mês de outubro”. A afirmação é do presidente da Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), Ernani Neri apòs contato com com o Ministério do Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica Federal, intermediado pelo deputado federal Franco Cartafina.
Segundo o presidente, houve importante alteração do Programa “Minha Casa, Minha Vida” para o Casa Verde e Amarela, por parte do governo federal. O próprio ministro de Desenvolvimento Regional, Roberto Marinho informou, através de lives (das quais o presidente da Cohagra participou), afirmou que a meta principal é a liberação dos recursos para retomada das obras paradas em todo o Brasil, que hoje chegam a 150 mil unidades habitacionais não concluídas. Além disso, anuncia redução na taxa de juros para imóveis incluìdos na antiga faixa de um e meio e dois salários mínimos de renda familiar.
“Os valores devem ser autorizados nas próximas semanas para que a construtora EF, vencedora da licitação em julho passado, possa retomar as obras”, salientou Neri. A empresa venceu com proposta de R$ 8.979.081,57.
No Girassóis IV são 490 unidades a serem entregues, sendo que deste total, 222 casas prontas foram danificadas por causa da paralisação das obras no fim de 2018 e agora precisam de reparos e poderão ser entregues em separado. O restante dos imóveis está inacabado e precisa ser finalizado.
“Vamos atualizando as famílias a cada alteração de informação, tendo em vista que o processo de Uberaba está na última instância no Ministériorio para aprovação final dos recursos e assinatura de contrato”, apontou.
Alfredo Freire – Em relação ao bairro Alfredo Freire IV, a Cohagra aguarda manifestação do Ministério e da CEF sobre a aprovação da suplementação de recursos para a sua conclusão.
“A previsão é de que já na primeira quinzena de outubro tenham a conclusão do que será realizado nesse empreendimento. Assim que tivermos qualquer nova informação avisaremos todas as famílias”, concluiu Ernani.
Jorn. Maria Cândida Sampaio